Brasão Estado do Acre
Estado do Acre
Diário Oficial

Ajuda

O que é Certificação Digital?

A Certificação Digital é um arquivo eletrônico que acompanha um documento assinado digitalmente e cujo conteúdo é criptografado. Ela contém informações que identificam a empresa e/ou pessoa com quem se está tratando na Internet. Um documento eletrônico que possui Certificação Digital tem garantia de autenticidade de origem e autoria, de integridade de conteúdo, de confidencialidade e de irretratabilidade, ou seja, de que a transação, depois de efetuada, não pode ser negada por nenhuma das partes. Certificação Digital é o equivalente eletrônico de carteiras de identidade, passaportes e cartões de associados. Você pode apresentar uma Identificação Digital eletronicamente para provar sua identidade ou seu direito a acessar informações ou serviços on-line. Identificações Digitais, também conhecidas como Certificados Digitais, vinculam uma identidade a um par de chaves eletrônicas que pode ser usado para criptografar e assinar informações digitais. Uma Identificação Digital torna possível verificar o direito de alguém utilizar determinada chave, ajudando a evitar a falsificação de chaves para uso por impostores. Usadas com a criptografia, Identificações Digitais fornecem uma solução de segurança mais completa, garantindo a identidade de todos os envolvidos em uma transação.
Você pode saber mais sobre Certificação Digital com a Cartilha de Certificação Digital

Como funciona o DOE Eletrônico?

O Diário Oficial Eletrônico é totalmente gratuito e não precisa de cadastro. Ao acessar o endereço do DOE (www.diario.ac.gov.br ), será exibido em destaque a última edição. É possível pesquisar por edições anteriores de duas formas:

1º) Pelo calendário exibido do lado direito da última edição: pode ser feita uma navegação atráves de dia/mês/ano, clicando na data desejada.  

2º) Na parte inferior, poderá ser feita uma busca pelas opções do número da publicação, data ou palavra-chave. A pesquisa irá trazer o resultado em forma de lista com todos os itens correspondentes aos critérios da pesquisa.

O que é necessário para visualizar o Diário Oficial Eletrônico do Estado?

O Diário Oficial Eletrônico do Estado pode ser visualizado por qualquer computador ou dispositivo móvel que tenha um programa para abrir arquivos PDF.

Como identificar se o arquivo com a edição do D.O.E. foi alterada?

Ao abrir um arquivo com assinatura digital, o mesmo apresentará a assinatura na parte superior esquerda do arquivo. Como mostra a imagem abaixo:

Image

 

Se o arquivo for violado, Na assinatura será mostrado o ícone Image alertando sobre alguma alteração não autorizada no documento. Ao clicar na assinatura, serão exibidas informações sobre o status de validação da assinatura.  

 

Image

Como verificar se o certificado utilizado para comprovar a autencidade do site está correto?

1 - Ao abrir o site do Diário Oficial do Estado, verifique na parte inferior do lado direito da janela se é exibido um cadeado. Como mostrado na janela abaixo:

 

Image

 

2 – Clique duas vezes sobre o cadeado apresentado na parte inferior da tela para que seja exibido o certificado.

Image

Como configurar o Adobe Acrobat Reader para verificar a autencidade e integridade do DOE?

1 - Abra o programa Adobe Acrobat Reader. No menu Editar, selecione o submenu Preferências. Ao abrir a tela de Preferências, selecione a opção Categorias, acionar a opção Segurança. Na caixa Assinaturas digitais, marcar Verificar assinaturas quando o documento estiver aberto e clicar no botão Preferências avançadas. 2 - Será apresentada a tela Preferências avançadas de assinaturas digitais. Nesta, clicar na aba Verificação. Nos campos desta aba marcar apenas o item Usar o método especificado pelo documento; usar o método padrão se ele não estiver disponível. Na caixa Método padrão para a verificação de assinaturas, selecionar a opção Segurança padrão do Adobe. Na caixa Horário de verificação, marcar o item O horário no qual a assinatura foi criada. Abaixo segue o exemplo de como deve ficar a configuração de suas preferências avançadas:

 

Image

 

 

3 - Em seguida, clique na aba Integração com o Windows, e marque todos os itens e em seguida, clique no botão OK da janela de Preferências Avançadas e no botão OK da janela Preferências.

Image

Como facilitar a busca dentro do documento?

É possível fazer buscas de palavras ou frases especifícas. Clicando no menu Editar, selecione a opção Localizar. Uma janela de pesquisa será aberta para que seja digitada a palavra ou frase desejada. Podendo navegar através das opções Anterior e Próximo. Também é possivel filtrar a busca, após a palavra Localizar, clique na seta indicativa para baixo. Para que seja exibido as opções de filtragem.

Image

 

Há também a busca por marcadores. Onde se pode acessar rapidamente os tópicos apresentados no sumário. Para usar este recurso, Clique na aba Marcadores que se encontra no lado esquerdo do documento. Será exibido uma lista de marcadores para navegação.

Image

Todos os direitos reservados.